blogger counter
Passando nas vagas: Modelo de redação para Banca UnB/Cespe


Modelo de redação para Banca UnB/Cespe



PROVA DISCURSIVA



UnB/CESPE – TRE/MA - Analista Judiciário – Área: Administrativa



Torna-se essencial dotar o Estado de condições para que seus governos enfrentem com êxito as falhas do mercado. Para isso, é necessário dotar o Estado de mais governabilidade e governança; é preciso, além de garantir condições cada vez mais democráticas de governá-lo, torná-lo mais eficiente, de forma a atender as demandas dos cidadãos com melhor qualidade e a um custo menor.



Bresser Pereira, 1998.



Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema.



EM BUSCA DA GOVERNANÇA DO ESTADO BRASILEIRO COMO ALICERCE PARA A CONSOLIDAÇÃO DA CIDADANIA.

Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:

- construção da definição de governança;

- tecnologias de gestão aplicadas à busca da governança;

- desafios a serem transpostos para a consolidação da governança e da cidadania.

NOSSA SUGESTÃO DE RESOLUÇÃO, ABAIXO EM ITÁLICO, PARA A QUESTÃO DISCURSIVA APRESENTADA ACIMA.

Governança, em sentido lato, é a mobilidade da administração pública central do estado, com o objetivo de ver atingido seus fins. Em sentido estrito, governança é a capacidade de ação do governo. De um maior para menores graus de mobilidade, estrutura-se e avalia-se a gestão governamental. Para isso, os recursos devem estar disponíveis e de fácil acesso aos elementos que ocupam postos-chave do governo.
Os recursos que dão mobilidade à administração são gerados pela aplicação de tecnologias de gestão aplicadas à busca da governança. O uso ponderado de ferramentas como a verticalidade e a horizontalidade do fluxo de decisões, a classificação de prioridades, a discussão de estratégias, dentre outros procedimentos, reclamam uma base de sólidos conhecimentos de tecnologias de gestão. No Brasil, a busca da governança tem se revelado um alvo dinâmico que exige tecnologias específicas e oportunas, evidentemente, ajustadas à tão combalida realidade política do Estado.
A governança não surge por geração espontânea, pela promulgação de leis, muito menos por meio de instituição de dogmas. Por ser um instrumento de estratégia governamental cujo alvo está em constante movimento e sob as mais variadas configurações, que vão das crises econômicas a virtuais conturbações de ordem social, é de se esperar amiúdes confrontos com obstáculos aparentemente intransponíveis. Em razão dessa dura, mas não surpreendente realidade, estão sempre presentes os desafios a serem transpostos para a consolidação da governança e da cidadania. Vencidos esses desafios, instaura-se, como consequência, a prerrogativa do exercício da cidadania, como troféu de conquista da busca da governança. Como bem sabemos, não existem momentos de acomodação para a governança, e esta, por intermédio de políticas públicas nas mais distintas áreas, luta incessantemente para consolidar a harmonia entre governante e governados.

0 comentários: